Divulgação
Juan Carlos
13/11/2017 11:20:39
Alunos da Acbeu representam a Bahia nos EUA no Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, terá neste ano quatro representantes baianos, os estudantes Juan Carlos Oliveira da Silva, Pedro José Santana Ferreira, Isaías Sales Santos Teixeira e Lucca Lucciola Cassola – estes dois últimos, alunos do programa Access, na Acbeu. O projeto é voltado para alunos da rede pública com idades entre 15 e 17 anos, que representarão o Brasil nos EUA, durante uma temporada de três semanas. Os jovens que estão entre os 50 selecionados são considerados exemplos em suas comunidades, em virtude de sua capacidade de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

A viagem dos Jovens Embaixadores está prevista para 9 de janeiro de 2018. Durante o intercâmbio os estudantes ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias em diversas cidades americanas e participarão de reuniões com autoridades do governo norte-americano, líderes de ONGs, além de visitarem escolas e projetos sociais. Ainda vão participar de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos Estados Unidos, farão apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo.

Lucca Lucciola Cassola que integra a comitiva dos contemplados está torcendo para ficar acomodado em Seattle. “Admiro demais essa cidade. Mas independente do local, espero que tudo ocorra muito bem e que tenhamos a oportunidade de fazer novos amigos e conhecer novas culturas”, relata o jovem de 17 anos. Lucca afirma que aproveitará cada momento da viagem. “É muito gratificante pensar em todo caminho que passei até realizar esse sonho, portas que se abrem e uma experiência única na vida. Representarei muito bem a minha terrinha,” finaliza.

Para Isaías Sales Santos Teixeira o intercâmbio nos EUA será o início da concretização de um grande desejo. “Eu sempre tive o sonho de estudar fora do país e agora com essa incrível oportunidade dos Jovens Embaixadores acredito que esse sonho possa se tornar realidade. Eu amo ensinar e me formar em Letras vai ser só o começo de minhas realizações no futuro”, declara. O jovem de 17 anos, que está cursando o 2º ano do ensino médio espera tirar o melhor aproveito da viagem. “Quero me divertir ao máximo e poder trazer novos conhecimentos de como eu posso levar o Brasil para frente de uma forma inovadora e tocando o coração das pessoas”, afirma. 

O estudante Juan Carlos Oliveira da Silva, de 16 anos, morador da zona rural na Comunidade Candeal, em Boquira, diz que ainda está processando a novidade. “É uma honra estar entre os convocados em uma seleção com mais de 23 mil inscritos e poder fazer parte dessa missão diplomática. Acredito que retornarei ao meu país com grandes ganhos sociais, pessoais e profissionais”, declara o garoto. Juan Carlos, que pretende ingressar na carreira acadêmica e desenvolver pesquisas, relata que levará com orgulho os símbolos e nomes do colégio e cidade em que reside, com a esperança de inspirar cada vez mais os estudantes da rede pública.  

Pedro José Santana Ferreira cursa o 3º ano do Ensino Médio em Salvador e sonha em ser empresário cultural. “Vou aproveitar a viagem para agregar mais conhecimento no ramo que pretendo me especializar e poder inovar tanto no âmbito artístico quanto no burocrático”, afirma o estudante. Além disso, José diz que é uma sensação indescritível representar os jovens brasileiros que tem esse espirito de liderança. “Sou grato a todas as pessoas que me ajudaram a conquistar esse intercâmbio. Com isso utilizarei todo o aprendizado adquirido durante essa experiência para ajudar outras pessoas”, diz.






Conheça a 2Pontos Web Experts.